Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

1SimplesDesconhecido

Sou mais uma pessoa que decidiu criar um blog, entre milhares, o que me leva a acreditar que provavelmente ninguém vai ter interesse em ver mais um... mas mesmo assim, decidi experimentar! ;)

10
Mai17

Valor dos Direitos Humanos na atualidade - reflexão

Em 1998 cumpriram-se cinquenta anos sobre a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, meio século… Já se passaram mais 19 anos, estamos em 2017, e o que foi feito? Será que tudo está melhor, ou pior!?

 

Ora vamos analisar, se por exemplo, ligarmos a televisão no noticiário, o que vemos?

 

Bem, eu digo-vos o que eu vejo, vejo miséria, guerras, atentados, desigualdades, injustiças, vejo seres humanos dotados de inúmeras capacidades, a cometerem crimes inexplicáveis…

 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

 

Ora muito bem, e porque é que nós, seres humanos, racionais, não fazemos isso, porque é que não somos capazes de agir uns para com os outros em espírito de fraternidade, nós que somos dotados de razão e consciência. Seremos assim tão dotados!?

 

Acredito que sim, mas só para o que queremos, ora reparem, somos capazes de ir à lua, estudar rochas e outros planetas, mas não somos capazes de ajudar o próximo, onde está a coerência!?

 

Não está, e é aqui que temos que melhorar, o ser humano não pode olhar só para si próprio, ainda temos, portanto, um longo caminho a percorrer, dado que chegamos “mais facilmente a Marte, do que ao nosso próprio semelhante”.

 

A Desconhecida

 

36 comentários

Comentar post

Pág. 1/2